Casos de éxito de motivación laboral Em términos gerais, os directores atuais têm claro que o desenvolvimento do talento na empresa está inevitavelmente unido à nossa capacidade para potenciar a motivação laboral na equipa. E também sabemos que não basta sermos conscientes dessa importância, mas devemos criar estratégias concretas que nos permitam alcançar os nossos objetivos. Por isso, que melhor inspiração para aumentar a motivação laboral que fixar-mo-nos naquelas firmas cujas boas práticas nesta matéria tenham sido reconhecidas?

«Aqueles que não querem imitar nada, produzem nada”. Salvador Dalí

Neste sentido, a Associação de Centros Promotores da Excelência, cuja finalidade é potenciar o desenvolvimento da cultura da qualidade, da inovação e da excelência na gestão empresarial do nosso país galhardeia anualmente as boas práticas na gestão das companhias. Quais foram as boas práticas empresariais premiadas pelo seu impulso da motivação laboral?



Guia: Como ser um bom líder de equipa?

As pessoas, motor da cambio

Companhia Logística de Hidrocarburos CLH, empresa líder no transporte e armazenamento de produtos petrolíferos no mercado espanhol, pôs em marcha a Plataforma Supera-T. Trata-se de um catálogo digital de 300 ações de desenvolvimento, elaborado após uma inovadora avaliação de desempenho, que se destina a alinhar as competências dos trabalhadores com as exigidas no posto que desempenha. Mediante um plano pessoal estabelecido entre avaliado e avaliador, que inclui as melhores ações formativas em função do perfil e do resultado do trabalhador, o empregado pode melhorar a sua capacitação de forma individualizada, pelo que os resultados são mais rápidos e eficazes. Desde a sua implantação em 2010, o programa já conseguiu dar um salto qualitativo e quantitativo no índice de satisfação dos trabalhadores.

Melhorias no clima laboral

Grupo Lacera, companhia especializada em limpeza e higienização, manutenção integral, serviços auxiliares, jardinagem, obras e reabilitações, centrou os seus esforços para melhorar a motivação laboral na criação de um clima laboral positivo através do projecto Gestão de Pessoas 3.0, onde se reúnem perspectivas de marketing e gestão de pessoas. Para isso, lançaram a campanha Juntos Podemos, com uma série de medidas dirigidas a despertar em cada trabalhador o sentimento de orgulho de pertencer à organização. Além de sinalização e publicidade com este slogan, a empresa também criou micro sites e caixas de correio digitais para fomentar a participação dos empregados, criou um blog, mudou os uniformes de trabalho, celebrou reuniões outdoor das equipas e desenhou folhetos com as vantagens que gozam os trabalhadores da companhia. Os resultados de motivação laboral alcançados com estas simples ações falam por si próprios: três de cada quatro empregados recomenda o grupo como um bom lugar para trabalhar  e consideram o seu trabalho motivador e quase 78% renunciaria uma oferta de emprego similar em outra companhia.

Aposta no tele-trabalho

No caso da Seguradora Linha Directa, a quinta empresa do sector de automóveis de Espanha, as boas práticas em motivação laboral reconhecidas pelos Prémios CEX provêm do projecto Linha Directa Virtual, um programa de tele-trabalho que afeta 13% da estrutura e que permite aos trabalhadores desempenhar as suas tarefas a maior parte do tempo a partir de casa e com uma equipa técnica facilitada pela direção. Graças a este programa, a companhia conseguiu:

  • Maior produtividade, pela melhoria no rendimento e na qualidade do trabalho.
  • Flexibilidade horária, permitindo conexões fora de horários, cobertura de emergências e a possibilidade de suprir ausências.
  • Menor ou nenhum absentismo.
  • Melhorar o compromisso e a fidelização.

Participação para impulsionar a liderança

Mutualia, Mútua de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, graças à sua iniciativa Lidera, um foro periódico e dinâmico de comunicação, participação e intercâmbio de ideias para envolver mais membros da empresa nas decisões dos directores, depois de uma auto-avaliação em 2010 que destacou as carências a nível de liderança da firma. Após a sua operacionalização, o projecto Lidera conseguiu que a pontuação da liderança por parte da estrutura passa-se de 5,95 sobre 10 em 2008 a 7,11 sobre 10 em 2011.

New Call-to-action

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Necesita estar de acuerdo con los términos para continuar

También te puede interesar

Menú