O coaching motivacional é uma das classes de coaching que existem atualmente, tanto para empresas como para uso pessoal. Sabemos o que é isso de coaching e porque é que tanto se fala ultimamente? Trata-se de um processo durante o qual um coach realiza um acompanhamento focado na mudança e desenvolvimento das organizações, equipas e pessoas, de tal maneira que se consiga alcançar um determinado objetivo fixado. Durante esse acompanhamento aplicam-se as técnicas necessárias para a consecução do objetivo, e seguindo um plano desenvolvido com o coachee (pessoa ou grupo que recebe o coaching). O coach pode ser um membro da própria organização ou pode ser alguém externo à mesma. Depende da decisão que tome a direção.
coaching motivacional

 O que é o coaching motivacional?

Como diziamos anteriormente é uma tipologia de coaching cujo rasgo diferenciador centra-se em ajudar as pessoas a adquirir e a desenvolver um pensamento positivo e optimista de maneira que assim possam alcançar os seus objetivos. Ou seja, trata-se de alcançar o êxito através da motivação das pessoas. É amplamente conhecido que um empregado motivado, é muito mais eficiente e produtivo, que um que não está. Por isso às empresas interessa ter equipas, quanto mais motivadas, melhor. Se conseguimos que um trabalhador se encontre satisfeito com o seu ambiente, desenvolvimento e carreira profissional, facilmente se alinhará com os objetivos da empresa.

Guia: Como ser um bom líder de equipa?
 

O que motiva os trabalhadores?

 Além de fomentar e trabalhar o pensamento positivo nos trabalhadores, há que saber o que os motiva. Todas as pessoas são diferentes,e a cada uma lhe motivará algo distinto, segundo as necessidades pessoais de cada individuo. Segundo a Teoria de Maslow e a sua pirâmide, as necessidades que não satisfazemos afetam nos de maneira negativa e a toda a nossa pirâmide de necessidades. Ou seja, as necessidades que são satisfeitas não incitam à ação, porém as que não satisfazemos sim. Piramide Maslow Entre as principais motivações das pessoas no ambiente laboral, encontram se as seguintes:

  • Boas condições salariais.
  • Reconhecimento do trabalho.
  • Flexibilidade nos horários.
  • Facilidade na conciliação da vida familiar e laboral.
  • Bom ambiente de trabalho.
  • Planos de formação personalizados, de acordo com o desenvolvimento profissional de cada trabalhador.
  • Expetativas de promoção e desenvolvimento dentro da empresa.
  • Sentir que a empresa se preocupa pelo trabalhador.

 

 Benefícios do coaching motivacional 

  1. Faz com  que cada empregado tenha consciência onde se encontra atualmente e onde poderá chegar.
  2. Eleva a auto-estima das pessoas, vendo-se capazes de conseguir tudo aquilo que necessitam alcançar.
  3. Fomenta a criação de um melhor clima laboral.
  4. Consegue, que seja qual for o estado de ânimo dos trabalhadores, todos tenham um motivo para realizar a sua tarefa.
  5. Reforço e crescimento da produtividade total da organização.
  6. Favorece o desenvolvimento de cada individuo, com uma maior capacidade de adaptação à mudança e capaz da superação de todo tipo de obstáculos.
  7. Ajuda na criação de planos motivacionais que incentivem os trabalhadores a cumprir os objetivos.
  8. Recuperação da sedução dos trabalhadores com o seu posto de trabalho.
  9. Melhora e fomento do trabalho colaborativo e em equipa.

New Call-to-action

    Escribe un comentario