Entre os principais desafios com que se confrontam os líderes de equipas nas empresas, destaca-se a gestão e resolução de conflitos. É importante que os responsáveis de todo o tipo de companhias estejam preparados para mediar este tipo de situações afim de resolver imprevistos antes que estes se compliquem. Para isso é fundamental ter livros de coaching à mão com os quais se possa receber um apoio informativo que sirva na hora de participar na resolução dos assuntos mais problemáticos. Estas são algumas recomendações a ter em conta.   libros coaching

Livros de coaching

Coaching na gestão de conflitos

Este livro publicado pela autora María Alejandra Ramírez Cuenca em 2010 aprofunda a forma na qual os líderes têm a possibilidade de mediar e negociar nas empresas quando se produz um conflito. Através das suas páginas proporciona distintas estratégias aos executivos que lhes servirão para entender quais podem ser os métodos mais idóneos quanto à busca da solução mais adequada na empresa. Tem em conta situações possíveis comuns nas que a participação do executivo resulte como chave para que se possa evitar um incidente e devolver a normalidade ao funcionamento da empresa.

Guia: Como ser um bom líder de equipa?

 

Mediação e resolução de conflitos

Em mais de 200 páginas a autora Beatriz Martínez de Murguia ilustra as formas mais adequadas nas que se pode aplicar um coaching comunicativo por parte do líder face aos empregados que se encontrem em conflito. O livro aprofunda a importância da mediação, na qual uma terceira pessoa neutral pode levar a mudar as coisas num momento complicado. A autora está consciente de que partir da comunicação e da mediação é algo que todavia não está instaurado em todas as empresas e sectores, pelo que trata de apresentar a tendência a partir de um ponto de vista em desenvolvimento que permita a qualquer executivo adoptar conhecimentos úteis quanto a isso. Com este livro faz-se especial ênfase na busca da maturidade e da confiança, assim como da solidariedade, para que a partir da tolerância e do diálogo se possa superar qualquer conflito.   libros coaching

The conflict pivot

Com o subtítulo “Turning conflict into peace of mind”, esta obra de Tammy Lenski, converteu-se num livro de cabeceira para muitos executivos que estão buscando livros coaching com os quais crescer em relação à resolução de conflitos. Está muito bem estruturado, o que é um ponto positivo a seu favor, e apresenta situações muito reais que são reconhecíveis pelos líderes de grupos de trabalho. Em parte se deve à larga experiência que guarda a própria Lenski, que participou de forma activa como mediadora de conflitos que lhe permitiram desenvolver um grande conhecimento deste tipo de situações. O livro incorpora diversas temáticas, mas uma delas está dirigida de maneira específica aos líderes de equipa, dando especial ênfase ao que estes podem fazer para melhorar os seus dotes para resolver conflitos. Ensina o mais importante para ajudar a que os conflitos se resolvam sem consequências negativas, inclusivamente ajudando a que os conflitos se possam utilizar de maneira benéfica para o bom ambiente da empresa. A ideia é manter isolados estes conflitos, solucioná-los rápido, para que não acabem convertendo-se em problemas maiores que desestabilizem o funcionamento de todo o núcleo.

Resolving conflicts at Work

Pela mão de Kenneth Cloke,  especializado mediador com uma larga trajectória na ajuda à redução dos conflitos nas empresas, este livro proporciona 10 estratégias para deixar para trás os problemas nas empresas. Está concebido mais como um guia de referência do que como um manual, permitindo identificar o tipo de problema que se está gerando no nosso trabalho e assim sermos capazes de tomar medidas antes que a situação acabe sendo todavia pior. Em tempos recentes incluíram-se anexos que permitem estar de sobreaviso a possíveis novos problemas e de temas de interesse que afectam também a empresa, levando a que seja mais fácil identificar e dominar estas técnicas de resolução de conflitos.

Conflict Coaching

Este é um dos livros do sector dos recursos humanos que melhor sobreviveu ao passar dos anos tendo em vista que se publicou em 2008 e que segue sendo uma referência. É uma das poucas “bíblias” da resolução de conflitos que soube ver com tanta precisão a necessidade de resolver estas situações nocivas no trabalho. Partilha-o com os leitores com exemplos, conselhos e um conjunto de temas bem ordenado no qual é possível encontrar resposta a todos os tipos de situações mais habituais.

Post relacionados:

 

New Call-to-action

    Escribe un comentario